11 outubro 2009

PS conquista Paredes de Coura

O PS de António Pereira Júnior voltou a ganhar, hoje, a Câmara de Paredes de Coura. Uma eleição em que viu reforçada a sua maioria, conseguindo mais 300 votos que há quatro anos e voltando a eleger dois vereadores, Manuel Monteiro e Alexandra Marinheiro. Do outro lado, o PSD manteve os seus dois vereadores, mas, decidamente o PSD não esteve bem nas eleições autárquicas de ontem em Paredes de Coura. Depois de anos a fio com Décio Guerreiro a liderar as hostes social-democratas na corrida à Câmara courense, este ano o partido apostou em José Augusto Sousa, eterno número dois, que anunciou a sua candidatura bem cedo, com expectativas muito altas, mas depois acabou por demorar a vir para o terreno.
Não sei se terá sido por isso ou por outro qualquer factor, ou soma de factores, o certo é que, com José Augusto Sousa, o PSD acaba por ter piores resultados do que há quatro anos. Não só não consegue roubar a Câmara ao Partido Socialista, como viu ainda diminuir o número de votos, comparativamente aos resultados das últimas autárquicas. José Augusto Sousa surge, neste cenário, como o principal derrotado do processo eleitoral em Paredes de Coura. A aposta do partido não surtiu resultados, muito pelo contrário parece ter afastado eleitores que há quatro anos votaram em Décio Guerreiro.
Mas o "velho" candidato social-democrata também não sai incólume da disputa eleitoral de ontem. Décio Guerreiro não foi à luta pela Câmara, mas resolveu mudar a sua guerra para a Assembleia Municipal. O resultado, contudo, não foi melhor do que o de José Augusto Sousa e, no final das contas, com Décio Guerreiro o PSD na Assembleia Municipal acaba por ter um pior resultado e, inclusivamente, perder um deputado, passando de 9 para 8. Quem saíu a ganhar, curiosamente, foi a CDU, que passou a ter dois eleitos na Assembleia Municipal. O PS continua a deter a maioria daquele órgão autárquico, com os mesmos 12 mandatos conseguidos em 2005.
Nas freguesias o cenário não foi melhor. Aparentemente o PSD fica como estava, com seis juntas contra as 14 conquistadas pelos socialistas, mas se olharmos mais a fundo verificamos que perdeu duas freguesias que estavam nas mãos dos social-democratas há mais que um mandato. Em Ferreira, 10 votos de diferença chegaram para o PS conquistar a presidência da junta, mas em Insalde, bastião social-democrata que era presidido por Felino Carneiro, o socialista Moisés Loureiro conseguiu inverter a tendência dos últimos anos e levar o PS a vencer em todas as frentes, incluindo na corrida à presidência da junta, que conquistou com larga vantagem. Por outro lado, as duas juntas de freguesia que o PSD foi roubar ao PS, seriam, à partida, aquelas que mais facilidades ofereciam para mudar de mãos, uma vez que os antigo titulares não concorriam a um novo mandato e por isso havia caras novas de um e de outro lado da barricada.

1 comentário:

  1. “as maiorias absolutas não se pedem, merecem-se”.

    António Costa;presidente da Câmara Municipal de Lisboa

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!